Domingo, 21 Janeiro 2018
Fale com a gente! 18 3302-3444 / contato@jornalvozdaterra.com.br

NOTÍCIA

13/12/2017

Prefeitura retoma recolha de animais de grande porte soltos nas ruas

Cidade


Prefeitura retoma recolha de animais de grande porte soltos nas ruas

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente iniciou na terça-feira, 12, o recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas da cidade, como cavalos, vacas e outros, conforme prevê a Lei Municipal 5.164, de 7 de julho de 2008.

Após o recolhimento, os animais de grande porte são levados ao Posto de Monta e no local recebem todos os cuidados necessários, inclusive são avaliados clinicamente por médico veterinário da Prefeitura. 

Atualmente, o local que fica nas proximidades do Parque de Exposições Jorge Alves de Oliveira, possui capacidade relativamente pequena para abrigar animais e não havendo a retirada pelo dono em até 7 dias, os mesmos serão doados para que haja espaço para outros animais serem abrigados.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nossack, explica que grande parte do recolhimento desses animais chega à Secretaria mediante denúncia e geralmente os animais são vítimas de maus tratos. A taxa cobrada para retirada do animal do Posto de Monta é de duas UFESP, o que equivale a um pouco mais de R$ 50,00.

Se constatados maus tratos, junto ao abandono, o dono do animal   recebe infração, que pode ser lavrada tanto pela Polícia Militar quanto Polícia Civil, no valor de R$3.000,00, e ainda implicar em reclusão. 

“Começamos o recolhimento dos animais na madrugada de terça-feira,12, quando a equipe da Secretaria saiu pelas ruas e constatou vários cavalos perambulando pelas ruas de Assis. Animais nas condições de abandono, andando pelas ruas, ficam fragilizados e com a saúde debilitada, além de representarem um grande perigoso no trânsito”, destaca Fábio.

O vice-prefeito Márcio Veterinário   empenhou-se muito para o retorno desse serviço e durante este ano realizou várias reuniões para tratar do assunto. Aconteceu, inclusive, uma reunião com o Corpo de Bombeiros que procurou o Poder Executivo para juntos encontrarem uma solução, pois a corporação tem grande preocupação com esses animais.

“É importante que os proprietários tenham consciência do perigo que é deixar cavalos soltos nas ruas, pois esses animais sofrem em busca de abrigo e comida e ainda representam perigo de atropelamento e acidentes”, considera Márcio.

O prefeito José Fernandes, que sempre lutou pelo retorno desse serviço na cidade, lembra que após 8 anos o serviço de recolha desses animais volta a funcionar em Assis, cuja necessidade aumentava a cada dia com o número de  animais de grande porte soltos nas ruas. 

“O Posto de Monta recebeu os primeiros cuidados em sua estrutura para abrigar temporariamente os animais recolhidos, e, apesar do número ser limitado, nesse primeiro momento damos o pontapé inicial com a volta do serviço. Posteriormente, pretendemos melhorar a estrutura do local para que comporte um número maior de animais de grande porte”, frisa o prefeito.

Somente nesta terça-feira, 12, primeiro dia desse serviço, foram recolhidos 15 equinos e levados para o Posto de Monta. O serviço é feito pelos servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A população também pode ajudar denunciando os casos na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, através dos telefones (18) 3324-3355 e 3324-9395.

Compartilhe: