Terça-feira, 11 Maio 2021
Fale com a gente! (18) 3022-2303

NOTÍCIA

13/04/2017

Cidades regionais aguardam espetáculo sobre mudanças climáticas

Pedrinhas Paulista, Maracaí, Cruzália, e Florínea recebem apresentação gratuita.


Cidades regionais aguardam espetáculo sobre mudanças climáticas

 
Nesta semana em que é comemorado o Dia Mundial da Terra (22/4), haverá um espetáculo une teatro e ciência para abordar o tema do aquecimento global com alunos de 8 a 12 anos, em sete cidades da região. A peça “Ursa Rosa Projeto Iceberg – Entendendo as Mudanças Climáticas” terá apresentações gratuitas em escolas municipais de: Iepê e Rancharia, no dia 17; Paraguaçu Paulista e Maracaí, 18; Cruzália e Pedrinhas Paulista, 19; e Florínia no dia 20. 
A peça teatral, que começou em março sua turnê pela Bacia do Paranapanema, em abril está percorrendo 20 cidades paulistas e paranaenses vizinhas da usina hidrelétrica Capivara. Na região, o projeto já visitou Taciba e Nantes, no início deste mês.
Patrocinada, via Lei Rouanet, pela Rio Paranapanema Energia, empresa do Grupo CTG no Brasil, a montagem da Ciência Divertida propõe muita interação com o público e experiências científicas no palco, para tratar das mudanças climáticas da Terra. 
De acordo com o diretor-geral do Ciência Divertida, Júlio Martínez, os estudantes participam de diversos experimentos sobre o aquecimento global e saem transformados. “As crianças têm muito interesse e curiosidade em informações. Aproveitar esse momento para entregar uma mensagem positiva, de que todos podemos ter atitudes que contribuam para um futuro melhor, é extremamente importante”, comenta o diretor.
Em quatro semanas circulando pela Bacia do Paranapanema, “Ursa Rosa Projeto Iceberg – Entendendo as Mudanças Climáticas” será apresentada a cerca de 8.000 alunos em 40 municípios próximos dos empreendimentos da Rio Paranapanema Energia, concessionária de oito hidrelétricas na região. 
DIA MUNDIAL DA TERRA - Criado em 2009 pelo Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Terra, 22 de abril, estimula a participação de todos os cidadãos como agentes responsáveis pelo patrimônio natural da humanidade e ressalta a educação ambiental como de fundamental importância para a preservação do planeta.
 
O dia 22 de abril foi escolhido em homenagem à manifestação liderada pelo ativista ambiental e senador americano, Gaylord Nelson, em 22 de abril de 1970. Marco do movimento ecológico, o evento reuniu milhares de instituições e cidadãos, pressionando o governo americano a criar a Agência de Proteção Ambiental. Também teve influência sobre a realização da Conferência de Estocolmo, em 1972, a primeira para sensibilizar os líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e a adoção de políticas responsáveis.
Sobre a Ciência Divertida - Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de uma forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – está presente em 37 países. A proposta é estimular as crianças a descobrirem a ciência, permitindo a elas aprender e se divertir ao mesmo tempo, através dos experimentos científicos. Conheça mais emwww.cienciadivertida.com.br ou http://diverteteatroviajante.com.br/
PERFIL 1 - A Rio Paranapanema Energia, uma empresa da China Three Gorges Corporation (CTG) no Brasil, opera e administra 10 usinas hidrelétricas, oito ao longo do rio Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná, e duas PCHs, localizadas no Rio Sapucaí-Mirim, nas cidades de Guará e São Joaquim da Barra, em São Paulo. Juntas, as duas operações contam com 2.274 megawatts (MW) de capacidade total instalada. A empresa também conta com uma sede administrativa localizada na cidade de São Paulo.
 PERFIL 2 - A China Three Gorges Corporation (CTG) é um grupo de energia limpa focada no desenvolvimento e operação de hidrelétricas de grande porte. A CTG também está envolvida em negócios de energia renovável, incluindo a energia eólica e a solar.
 Presente em 40 países, a CTG é o maior produtor mundial de energia hidrelétrica com capacidade instalada de cerca de 100 GW, considerando-se usinas em operação e construção. Em 2015 a CTG produziu 200,98 TWh de eletricidade.
 O Brasil é um país prioritário na estratégia de crescimento internacional da CTG. Desde que chegou ao país, em 2013, a CTG vem ampliando seus investimentos no país para se tornar uma empresa de energia limpa relevante. Sua subsidiária local, a CTG Brasil, é atualmente a segunda maior empresa privada de geração de energia do Brasil, com capacidade instalada de 8,27 GW. Somente em 2016, a CTG produziu 262.6TW de energia limpa.

 

Compartilhe: