Quarta-feira, 19 Setembro 2018
Fale com a gente! (18) 3022-2303

NOTÍCIA

12/04/2018

Festival Paralímpico de Atletismo é referência regional de inclusão no esporte

Cidade


Festival Paralímpico de Atletismo é referência regional de inclusão no esporte

Foi realizado em Assis, na manhã do dia 7 de abril, o I Festival Paralímpico de Atletismo de Assis e Região, no Estádio Antônio Vianna Silva, o Tonicão, com o objetivo de ampliar e valorizar a inclusão social.

O evento inédito contou a participação das cidades de Paraguaçu Paulista e Cândido Mota. Segundo o vice-presidente da Associação de Amigos e Deficientes de Assis e Região (AADVAR), Airton Rodrigues, esse trabalho realizado com sucesso é um sonho muito antigo e que se concretizou com louvor. “O intuito desse festival é incentivar as pessoas com deficiências a participarem de competições ou apreciarem a modalidade”, diz.

A abertura contou com a presença do prefeito de Assis, José Fernandes, o vice Márcio Veterinário, o secretário de Esportes Sílvio Bahia, a presidente AADVAR Inês Jaloreto e o vice Airton. Foram convidados de honra o professor Edmo Parracho e a vereadora de Paraguaçu Paulista Luciana Moraes, além dos atletas paralímpicos de Assis que fizeram as apresentações dos implementos, como disco, peso e dardos, pista e campo, Treck e Field.

“O atletismo ACD – Atletas com Deficiência surgiu em 2005 em Assis, com participações em jogos regionais e estaduais sempre conquistando medalhas e ficando nas primeiras colocações no geral. As pessoas com deficiência devem e podem ter seu espaço no esporte, tanto na participação quanto na competição”, comenta Celina Garrido, diretora de Esportes da AADVAR.

O vice-prefeito Márcio Veterinário agradeceu as instituições parceiras, colaboradores e participantes do evento e convidados, entre eles os vereadores de Paraguaçu Paulista, Luciana Moraes, e de Bauru, Fábio Manfrinati.

O prefeito José Fernandes disse ser um momento rico no esporte assisense e parabenizou a AADVAR e a Secretaria de Esportes pelo festival. Esse é um projeto de inclusão muito importante para Assis e toda região para construir uma sociedade mais humana e saudável. Já pensamos no futuro em sediar um campeonato muito maior voltado para o ACD. Nós estamos muito empenhados em melhorar as condições de esporte em nossa cidade, pois nosso governo acredita no esporte como um elemento que oferece segurança e qualidade de vida a todos os cidadãos, independentemente da idade, do sexo e das condições físicas ”, considera o prefeito.

Para Sílvio Bahia, os parceiros são essenciais para o sucesso do evento. São parceiros: Unip, Unopar, Uniesp, Unimed, Conti Cola, Verdurão Doná, APAE, Paulo Antunes, SUDRACT, Viver Bem, World Sport, Sabesp, Rádio Voz do Vale e secretarias municipais.

Compartilhe: