Quarta-feira, 19 Setembro 2018
Fale com a gente! (18) 3022-2303

NOTÍCIA

11/09/2018

Educação Municipal de Assis supera meta do Ideb

Meta


Educação Municipal de Assis supera meta do Ideb

A Rede Municipal de Educação de Assis superou a meta proposta pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – (Ideb), de 6.2 para o ano de 2017 ao obter nota de 6.7, ficando 0.5 pontos acima do projetado para o período.

Divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação – (MEC), na segunda-feira, 3, o resultado computou os dados das avaliações realizadas com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Da Rede Municipal 18 unidades escolares da modalidade de Ensino Fundamental (1) avaliadas, 83,3 %, ultrapassaram a meta projetada pelo Ideb, ficando apenas uma unidade na meta e três sem atingir o índice, porém com melhora significativa.

A EMEIF. Henrique Zollner Netto, que em 2015 já havia atingido a média de 7,9   se superou em 2017, chegando à nota de 8,4, Esta Escola obteve nota maior não apenas em Assis, mas como uma das maiores do Oeste Paulista e do Estado de São Paulo. Outras unidades também obtiveram resultados expressivos como a EMEIF Angélica A. Pereira, EMEIF Firmino Leandro e a EMEF Dr. Mendes Junior.

Para a secretária Dulce de Andrade Araujo os resultados alcançados pelo Município traduzem o trabalho de um processo realizado pelos professores, gestores, equipe técnica, equipe pedagógica formadora e com a participação da comunidade escolar.

De âmbito nacional, o indicador aplicado a cada dois anos, monitora a qualidade da Educação por meio de dois componentes: o desempenho dos alunos na Prova Brasil, multiplicado pelo percentual de alunos que tiveram aproveitamento e subtraindo do valor as reprovações e evasões escolares.

O que é o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.

 

 

Compartilhe: