Quinta-feira, 15 Novembro 2018
Fale com a gente! (18) 3022-2303

NOTÍCIA

11/09/2018

Cândido Mota inicia vacinação de cães e gatos; campanha segue até dia 21

Candido Mota


Cândido Mota inicia vacinação de cães e gatos; campanha segue até dia 21

A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos no município de Cândido Mota já está disponível até o próximo dia 21. A ação conta com vários postos de vacinação oferecidos em diferentes regiões da cidade e distritos, das 8h às 13h. A vacina é gratuita e oferecida pela prefeitura de Cândido Mota através da Vigilância em Saúde (VS). Segundo a diretora Talita Franciscani, a ação teve início neste dia 10, nos postos da igreja São José (vila Pires), igreja São Judas Tadeu (vila São Judas), igreja Perpétuo Socorro (Casas Populares) e igreja São Francisco (jardim São Francisco) e será desenvolvida seguindo um cronograma específico. Na cidade, a ação acontece até o próximo dia 17. E de 18 a 21, nos distritos e patrimônio.
“A campanha, que tem o apoio da Etec ‘Professor Luiz Pires Barbosa com a participação de alunos, está disponibilizando vacinas durante a semana em todas as regiões da cidade, seguindo o cronograma. A expectativa da Vigilância em Saúde é vacinar cerca de 80% dos cães do município, o que representa aproximadamente seis mil cães. Já para a população felina, a meta também é de 80% dos animais, nesse caso, estima-se vacinar aproximadamente 800 animais”, descreveu Talita Franciscani. “Ressaltamos que é responsabilidade do proprietário do animal manter a vacinação antirrábica em dia, uma vez que ela é obrigatória e fornecida gratuitamente”, ponderou.
Segundo a Vigilância em Saúde, somente devem ser imunizados contra a raiva cachorros e gatos com idade superior a 3 meses. “Animais doentes ou fêmeas que estejam na fase final de gestação não devem ser vacinadas. A vacina é aplicada com seringas e agulhas descartáveis, não causando nenhum risco ao animal. O proprietário recebe comprovante de vacinação, válido por um ano. Vale destacar que no sábado, dia 15, feriado municipal de Nossa Senhora das Dores, padroeira do município, a equipe de vacinação estará de plantão para atender pessoas que não tenham disponibilidade durante a semana”, explicou a diretora da VE.
A secretária de Saúde, Amanda Mailio Santana, destacou a importância da vacinação como prevenção. “A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, pelas mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados. Nos centros urbanos, cães e gatos, por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com morcego infectado e virem a contrair a doença”, disse.
E completou: “A raiva humana em regiões urbanas, é prevenida por meio da vacinação anual de cães e gatos. No dia da vacinação, os cachorros devem ser transportados com guias e os mais ferozes, devem estar de focinheira. Gatos devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente. Pedimos aos pais que evitem deixar os filhos levar os animais, como forma de prevenir acidentes”.
O prefeito Roberto Bueno falou da importância da ação. “A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença. Os profissionais da Vigilância em Saúde estarão em locais estratégicos da cidade, distritos e patrimônio, e são capacitados para a execução da vacinação. Como diz o ditado, quem tem um animal de estimação tem que cuidar, então não deixe que ele morra de raiva”, disse o prefeito, que aproveitou para agradecer a Etec pela pelo apoio na campanha.

Compartilhe: