Terça-feira, 10 Dezembro 2019
Fale com a gente! (18) 3022-2303

NOTÍCIA

28/11/2019

Victor Bolzam participa de Fórum de Jornalismo em SP

Jornalismo especializado


Victor Bolzam participa de Fórum de Jornalismo em SP

O jornalista Victor A. Jabur Bolzam, editor do jornal ‘Voz da Terra’ e do site www.jornalsemfronteira.com.br participou, na segunda-feira, 25, do 2º Fórum de Jornalismo Especializado, organizado pelo Centro de Estudos da Comunicação (CECOM), na sede da União Brasileiro Israelista do Bem Estar Social (UNIBES), em São Paulo. Na oportunidade, participou de um dos painéis do evento, em companhia de Diogo Sponchiato, diretor da revista ‘Saúde’, da Editora Abril e de Natália Cuminale, especializada em comunicação de saúde. O mediador foi Filipe Vilisic, especialista em plataformas digitais, blogueiro e editor da revista ‘Veja’.
“Agradeço a oportunidade e o convite feito pelo professor da faculdade Casper Libero, Carlos Costa. Foi muito gratificante poder falar sobre jornalismo com estudantes, sobre as mudanças e atualizações que a profissão enfrenta. E, especialmente, falar sobre o jornalismo aqui no interior, as mudanças e adaptações à forma de escrever e apurar as notícias, dada à rapidez que a informação chega ao público alvo”, disse.
Jornalismo Especializado
O jornalismo especializado, tema do evento, tem papel essencial dentro da profissão, sendo necessário formar especialistas nesse mercado. “Até mesmo porque estamos num momento em que as fake news, às vezes, são mais frequentes que as notícias verdadeiras. Isso põe em risco o discernimento das pessoas. No interior, em especial, o jornalista tem que fazer reportagens de todas as editorias e, ao mesmo tempo, direcionar suplementos específicos para seu público”, explicou o editor.
A evolução rápida desse contexto exige que o profissional esteja inserido nas novidades para conseguir explicá-las para as pessoas. “Não dá para exigir que o mesmo repórter que escreve sobre todas as editorias juntas tenha tempo de estudo, fontes e aprofundamento — para abordar um assunto específico, a ponto de traduzir algo complexo para as pessoas”, defendeu.

Compartilhe: