Terça-feira, 11 Maio 2021
Fale com a gente! (18) 3022-2303

NOTÍCIA

06/01/2021

Secretaria da Educação faz balanço das ações na última gestão

Balanço


Secretaria da Educação faz balanço das ações na última gestão

A prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal da Educação, apresentou um balanço com os trabalhos realizados de 2017 a 2020. De acordo com a secretária Dulce de Andrade Araújo, o balanço foi positivo, apesar das adequações devido à situação de pandemia com atividades e o planejamento seguindo a determinação do prefeito, José Fernandes.

“Os trabalhos contaram com suporte e apoio das secretarias municipais e foram realizados graças à visão do prefeito José Fernandes, que sempre nos mostrou que devemos priorizar nossos alunos e profissionais. Em especial, num período de aprendizado e adaptações a todos nós”, disse a secretária.

Em 2020, a secretaria realizou a nomeação dos cargos de vice-diretores e manutenção dos mesmos nos quatro anos, bem como a  recondução para o ano de 2021;  a designação de coordenadores pedagógicos para as creches municipais; criação da gratificação de gestão para o suporte pedagógico; reorganização da Educação Infantil  assegurando jornada de 6 horas aos professores das creches  e  implantação de 1/3 da jornada para todos os docentes da Rede Municipal de Ensino.

A criação do cargo, concurso e efetivação de  Auxiliar  de Desenvolvimento Infantil (ADI); estruturação de módulos para pessoal de apoio nas unidades escolares;  viabilização de substituições temporárias para o pessoal de apoio afastado de suas funções e a reorganização do horário de expediente das secretarias escolares atendendo às necessidades administrativas da gestão escolar também devem ser citadas.

O concurso e efetivação de professores para Ensino Fundamental para trabalhar no  contra turno das Escolas de Tempo Integral e  Educação Especial; o concurso e efetivação de  motoristas  para o transporte escolar e merenda; concurso e efetivação de  merendeiras e o ingresso de concurso vigente para diretor de escola de agente escolar e professor de pré-escola também seguiram os protocolos da pasta.

A retirada do aporte da previdência da folha do Fundeb, angariando verbas para a aplicação no ensino; a realização de Prova de Mérito e pagamento das promoções previstas no Plano de Carreira do Magistério; a orientação técnica para todos os profissionais da Educação estão elencadas pela secretária.

"Tivemos com destaque o I Encontro de Boas Práticas Pedagógicas em parceria com a Fundação Leman; a formação continuada em parcerias com a Rede Estadual de Ensino, FEMA, UNESP, SEBRAE-SICOOB, secretarias municipais do Meio Ambiente e da Saúde, e ASPT-CEDET; a formação continuada realizada pelos supervisores e coordenadores e estudos e orientações BNCC, além da realização do Fórum da Educação Especial e a construção da piscina da natação adaptada – Golfinho. E citamos, ainda, a reforma da sede do Centro de Atendimento Educacional Especializado – Fênix educação para autistas; manutenção e ampliação de  subvenções com instituições de Educação Especial – SER, SIM e APAE; reorganização dos bolsistas estagiários para atendimento às crianças da Educação Especial e a manutenção da parceria com Secretaria Estadual de Cultura do Projeto Guri", apontou.

Dulce Andrade ainda destacou a parceria com Fundo Social de Solidariedade em ações junto à saúde do educando – Projeto Visão do Futuro e revitalização do Ensino Profissionalizante; parcerias com Unimed Assis – ações de cultura, saúde e nutrição aos educandos; revitalização de quadra esportiva da escola Mafalda Saloti e em andamento quadra esportiva da escola João Luiz  Galvão Ribeiro; a conclusão da construção e instalação das escolas Lucas Thomas Menk; Emei Paulo Mattioli e Emeif Milton Rocha; a ampliação das vagas para Educação Infantil - Creche e para as Escolas de Tempo Integral; através da instalação das novas escolas e parcerias com a Casa da Menina e Casa da Criança; a aquisição de ônibus para alunos com assento adaptado, por meio de verba parlamentar; aquisição de veículo térmico para transporte de alimentação escolar; aquisição do terreno anexo à Escola Irmã Maria José Chaves.

"Tivemos a legalização da escritura do terreno ao lado  da Escola Angélica Amorim Pereira; implantação de AVCB nas  escolas   municipais e execução de  reforma elétrica; restauração do sistema de monitoramento com instalação de câmeras e alarmes nas unidades escolares; instalação de rastreador nos veículos; adequação da cozinha piloto nas normas legais vigentes conforme cronograma do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; construção do vestiário da cozinha piloto; cobertura da quadra esportiva da Escola João de Castro; construção do muro das escolas Prof. João Leão, e Nísia Mercadante; adequação das cozinhas das escolas João de Castro, Pequeno Aprendiz, Firmino Leandro e João Leão e a manutenção preventiva e corretiva  dos prédios   escolares  serviços de alvenaria, pintura , telhados,  jardinagem e arborização", observou.

O PNE - Programa Merenda Escolar – com  entrega de gêneros alimentícios, hortifrutis, pães, leite e iogurte aos alunos da Rede Municipal de Ensino no período de aulas remotas em função da pandemia do COVID-19 também merecem a atenção especial nesse balanço de atividades, bem como a implantação da plataforma para aulas remotas; oferta de material impresso para alunos e professores; acompanhamento pedagógico em tempo de pandemia através dos diretores, coordenadores, supervisores  e professores; ações administrativas para possibilitar aos colaboradores condições de prevenção ao COVID-19, com adequação da rotina das escolas e da Secretaria da Educação otimizando o  escalonamento de horário de trabalho e acolhimento às  necessidades individuais dos colaboradores e da comunidade; informatização de matrículas e cadastro para creches; informatização da atribuição de aulas e classes  da Rede Municipal de Ensino; aquisição de brinquedos e material  pedagógico e livros  para as unidades escolares para 2021; aquisição de veículos para transporte de alunos e colaboradores visando à supervisão e apoio à ação docente e à qualidade do ensino para o ano de 2021.

"Em andamento, a elaboração  de  Plano  de Retorno às Aulas, ensino híbrido, a ser discutido  entre os  profissionais  da Educação,  Conselho Municipal  da Educação,  tendo como referência  as modalidades de Ensino da Rede  Municipal  e as deliberações  do Executivo  Municipal", citou.

Todas as ações, segundo a secretária Dulce de Andrade Araújo, foram acompanhadas pelos conselhos municipais da Educação e Câmara de Vereadores.

“Agradeço a todos que contribuíram para o desenvolvimento da Educação no Município de Assis durante esses quatro anos de trabalho. Todos foram fundamentais para o avanço que tivemos em todos os setores. Hoje nossa Educação está mais estruturada e visamos sempre oferecer o melhor para nossos alunos, com profissionais capacitados e comprometidos”, finalizou.

Compartilhe: