Quarta-feira, 23 Junho 2021
Fale com a gente! (18) 3022-2303

NOTÍCIA

28/05/2021

Assis lidera ações para elaboração do mapa turístico regional

Turismo


Assis lidera ações para elaboração do mapa turístico regional

A Prefeitura de Assis, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Planejamento, Obras e Serviços e Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com as demais prefeituras dos 41 municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema-CIVAP iniciou, a elaboração do Mapa Turístico Regional.

 De acordo com o Secretário Municipal da Cultura, Emerson Carlos Gonçalves, que faz parte da liderança do grupo, recentemente foi realizada, reunião entre os secretários de obras, Fábio Nossack, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ivan Décio Serra, a Secretária da pasta de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Marques Rodrigues e a responsável pelo Departamento de Turismo em Assis, Loraine Barbosa, para a primeira apresentação dos pontos turísticos que podem ser explorados no nosso município. Também estão sendo realizadas várias reuniões com representantes da cultura e turismo das 41 cidades, para a criação do Mapa Turístico Regional. “A ideia é organizar nosso roteiro turístico e cultural, fundamentando nossa região num único roteiro e adequando quais possíveis municípios farão parte dessa rota. Somos uma região rica em espaços naturais, com potenciais turísticos que atraem públicos de outras regiões, nas áreas culturais, eventos regionais, religiosidade, feiras, locais de pesca, matas, cachoeiras, espaços de aventuras, parques, área agrícola e rural, infraestrutura, entre outros. O Vale Paranapanema precisa ser projetado nos níveis municipais, estaduais e federais, pois com todas essas potencialidades, essa região já atrai turistas e consequentemente geração de renda e empregos, e essas possibilidades se expandirão ainda mais, com ações conjuntas”, comenta.

Segundo Loraine Barbosa, representante da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Turismo de Assis, foi apresentado um relatório com potenciais pontos turísticos do município, que será inserido aos demais mapeamentos dos municípios que integram o CIVAP.

“Temos aqui em Assis, uma vocação enorme para o turismo, pois desde que o prefeito José Fernandes assumiu o primeiro mandato, reabrindo diversos espaços como o antigo Horto Florestal, através de uma total reestruturação, que se tornou o “Ecolago”, atraindo públicos de toda região, o antigo Centro Social Urbano, revitalizado e que atualmente possui a maior piscina olímpica do interior de São Paulo. Destaca-se ainda o “Parque da Juventude”, além de várias quedas d’água naturais e trilhas que são exploradas pelos ciclistas, a trilha do ar-condicionado, com dois quilômetros e meio de ar puro, com uma temperatura deliciosa, muito apreciada pelos amantes do ciclismo, o Museu de Arte Primitiva- MAPA, que possui o maior acervo de arte primitiva em funcionamento no Brasil”, comenta Loraine.

O município também esta reorganizando o Conselho Municipal de Turismo- COMTUR, para adequação junto ao Ministério do Turismo. A participação das Secretarias de Cultura, Turismo, Obras e Meio Ambiente, estão sendo muito importantes para a conclusão desses levantamentos, informações, formulários e ações, dentro do município de Assis. Para o prefeito José Fernandes são de suma importância a oficialização do Mapa Turístico Regional e a criação do Conselho Municipal de Turismo para o município, pois Assis poderá crescer ainda mais na área da Cultura e Turismo, trazendo novas empresas e gerando renda aos munícipes.

“Após a criação do Conselho Municipal de Turismo e a conclusão do Mapa Turístico Regional, nosso município poderá participar da política nacional de turismo, ser beneficiário das ações do Ministério do Turismo ou mesmo pleitear recursos junto ao órgão, mas para isso é necessário estarmos oficialmente registrados no Mapa Turístico Nacional”, explica o prefeito.

ASSESSORIA PMA

 

 

 

Compartilhe: