Quarta-feira, 26 Janeiro 2022
Fale com a gente! (18) 3022-2303

NOTÍCIA

26/11/2021

Prova do Saeb estão sendo aplicadas nas escolas de ensino fundamental de Assis

Educação


Prova do Saeb estão sendo aplicadas nas escolas de ensino fundamental de Assis

Realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as avaliações do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) estão sendo aplicadas desde segunda-feira, 22, para os estudantes do 5º do ensino fundamental.

Por meio de questões objetivas e um questionário socioeconômico, as provas avaliam conhecimentos nos componentes de língua portuguesa e matemática para diagnosticar a qualidade da educação oferecida pelas escolas de todo o Brasil.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir dos resultados obtidos é gerado o Ideb (Índice de desempenho da Educação Básica), que varia notas de zero a dez, considerando a taxa de fluxo escolar (aprovação) e as médias de desempenho no Saeb. Para que as escolas tenham os resultados publicados no Ideb, é necessário que pelo menos 80% dos alunos, declarados no Censo de Educação Básica 2021, realizem a prova.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. 

A Prova Brasil está sendo aplicada em 18 escolas do município de Assis com datas previamente agendadas.

É muito importante que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos e incentivem a realizarem as avaliações com atenção e compromisso, pois isso ajuda a promover melhorias na educação como um todo.

Compartilhe: